Pesquisas
Da Hipocrisia aos cinismos
Transformações no "solo moral" contemporâneo
Esta pesquisa analisa um conjunto de problemas extremamente desafiadores que se desenvolveram nos últimos anos, tais como os negacionismos científicos, as fake news e a pós-verdade, bem como as dinâmicas protagonizadas por trolls e haters tanto na internet como fora dela, entre outros fatores que têm dominado as práticas comunicacionais contemporâneas. Há um deslocamento histórico no “solo moral” em que brotam tais práticas, abandonando a “hipocrisia” moderna para adubar os “cinismos” contemporâneos.
genealogia da obscenidade
Da pornificação do olhar à politização da nudez
Nos dois projetos trienais anteriores, foram examinadas algumas características do fenômeno conhecido como “culto ao corpo” nos discursos midiáticos e artísticos contemporâneos, sempre com o intuito de identificar suas implicações na produção de um tipo de subjetividade diferenciada das vertentes modernas. Continuando essa pesquisa, agora pretendemos detectar os impactos dessas transformações no que se considera obsceno.
o corpo explícito das artes
Os corpos visíveis contemporâneos no limiar da obscenidade
Esta pesquisa focaliza as configurações corporais e subjetivas que se produzem, na sociedade contemporânea, em contato ativo com as imagens e os discursos que nela circulam. Por um lado, os dispositivos midiáticos estimulam o fenômeno conhecido como “culto ao corpo”, um complexo tecido de crenças e práticas cujo cerne é paradoxal.
os corpos perfeitos da mídia
Paradoxos da saúde, da beleza e da juventude nas experiências corporais contemporâneas
O projeto se propõe a investigar as transformações nas vivências da condição encorpada na sociedade ocidental contemporânea – especialmente no contexto brasileiro e, em particular, no Rio de Janeiro.