PERFIL
Paula Sibilia
Ensaísta e pesquisadora argentina residente no Rio de Janeiro, dedica-se ao estudo de diversos temas culturais contemporâneos sob a perspectiva genealógica, contemplando particularmente as relações entre corpos, subjetividades, tecnologias e manifestações midiáticas ou artísticas.
Fez graduação em Comunicação e em Antropologia na Universidade de Buenos Aires (UBA), na Argentina; já no Brasil, fez mestrado em Comunicação (UFF), doutorado em Saúde Coletiva (IMS-UERJ) e em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Desde 2006 é professora do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, bem como do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Seu trabalho conta com o apoio das agências CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa, desde 2009) e FAPERJ (Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, 2010-2016; Cientista do Nosso Estado, 2018-2020). Em 2012 realizou um pós-doutorado anual na Université Paris VIII, da França, com bolsa da CAPES.
Nota de esclarecimento
Paula Sibilia não tem, nunca teve e provavelmente jamais terá qualquer perfil pessoal ou profissional em rede social da internet, como Facebook, Twitter ou Instagram. No entanto, constatamos com perplexidade um fenômeno: a proliferação de perfis em várias plataformas das redes sociais com o nome, fotos e supostas declarações (acadêmicas ou pessoais) da pesquisadora.